Como Organizar um Casamento com 1 ano de Antecedência

LINKS PATROCINADOS

Para realizar uma cerimônia de casamento impecável é preciso muita organização. O ideal é começar os preparativos com pelo menos 1 ano de antecedência. Desse modo é mais fácil conseguir reservar a igreja para o dia escolhido, contratar os profissionais que prefere e, assim evitar correria de última hora.

DICA: adquira uma agenda para anotar endereços, telefones e datas importantes como o dia da prova do vestido! Providencie também uma pasta para armazenar os orçamentos e contratos fornecidos por cada profissional.

Veja uma sugestão de como pode ser a contagem regressiva para o grande dia!

12 meses antes
Elabore uma lista com tudo o que será necessário providenciar. Para a noiva, por exemplo, é imprescindível: vestido, cabelo e maquiagem, sapato de noiva, jóias, limpeza de pele e pintura dos cabelos. Faça o mesmo para o noivo, lua de mel, decoração, etc.

Reserve a data e o horário na Igreja. Algumas paróquias são muito concorridas, portanto esse é o primeiro item que deve ser reservado. Todos os profissionais a serem contratados e os demais itens necessários para a realização do seu casamento vão ser definidos tomando como base o dia e o horário da cerimônia religiosa. Verifique quais os documentos exigidos pela paróquia e providencie tudo dentro do prazo determinado.

Elabore uma lista de convidados juntamente com seus pais, o noivo e a mãe do noivo. Desse modo, você saberá com precisão o número de pessoas a serem convidadas, evitando a inclusão na última hora. Aos poucos, atualize endereço e telefone de todos os seus convidados.

Adquira revistas de noiva e faça pesquisas para definir o estilo que será usado na decoração da igreja, na festa e o modelo do seu vestido de noiva .

Visite fotógrafos, músicos, decoradores, gráficas, salões de beleza, estilistas de vestidos de noiva, cinegrafistas e empresas de aluguel de carro e lembrancinhas de casamento. Registre a sua impressão sobre cada um dos profissionais visitados. Na ocasião, solicite um orçamento detalhado de acordo com o número de convidados.

Faça degustação em doceiras, buffets e boleiras. Peça um orçamento e, em seguida defina o cardápio que será servido na recepção.

Esse é também o momento ideal para escolher o local onde o casal vai morar. Esse é um processo bem delicado e importante que requer muita dedicação e pesquisa.

9 meses antes
Selecione três possíveis destinos de viagem para a lua de mel. Visite pelo menos duas agências de viagem, elabore um roteiro e peça o orçamento.

Defina o local onde será realizada a festa e os profissionais que vão trabalhar no seu casamento. Exija um contrato detalhado com tudo que foi acordado entre as partes (noivos e profissional).

Elabore a lista com as músicas que serão tocadas. O ideal é submetê-la à apreciação do pároco responsável pela cerimônia religiosa a fim de evitar mudanças de última hora.

Escolha o seu vestido de noiva e todos os acessórios necessários para compor o visual. Dedique um carinho especial no momento de escolher o seu bouquet. Veja aqui como escolher o modelo ideal de bouquet de noiva para você!

6 meses antes
Comece a cuidar um pouquinho mais de você mesma tendo cuidados diários com a pele do rosto, usando protetor solar e creme hidratente, para obter uma pele saudável e uniforme. Verifique a necessidade de fazer um corte, mudar o tom do cabelo ou hidratá-lo.

Faça uma consulta médica e realize os exames pré-nupciais que forem solicitados. Reserve ainda um tempinho para montar o seu enxoval.

Escolha os seus padrinhos de casamento, daminhas e pajens e os convide pessoalmente. Marque um dia com a mãe das crianças para escolher a roupa, os sapatos e o penteado que cada um usará no dia do casamento.

Adquira os convites  e contrate um bom calígrafo para subscrevê-los, dando um toque a mais de elegância e charme ao convite.

Contrate a boleira, doceira e as lembrancinhas que serão ofertadas aos convidados, aos padrinhos, daminhas e pajens.

Esse é o momento ideal para a noiva realizar a primeira prova do vestido. Verifique se os acessórios escolhidos estão de acordo com o modelo, assim como o buquet e o penteado. Aproveite ainda para escolher o traje que será usado pelo noivo.

1 mês antes

  • Entre em contato com todos os profissionais confirmando data e horário, inclusive da sua viagem de lua de mel;
  • Faça mais uma prova do vestido de noiva;
  • Entregue os convites;
  • É recomendável começar a usar o sapato para poder amaciá-lo evitando desconfortos na hora do casamento;
  • Guarde todos os cartões que acompanham os presentes para poder agradecer aos convidados pela gentileza. É recomendável que o faça até 15 dias após a cerimônia.

15 dias antes

  • Realize a última prova do vestido;
  • Faça a prova do cabelo e maquiagem usando os acessórios escolhidos: brincos, véu e grinalda, por exemplo;
  • Verifique a necessidade de fazer uma limpeza de pele;
  • Mantenha uma alimentação saudável.

Se você gostou deste artigo  assine nosso feed ou se preferir cadastre-se seu e-mail clicando aqui e seja avisada sempre que novidades forem publicadas. Compartilhe este artigo com suas amigas no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
LINKS PATROCINADOS
Veja uma coleção de 10 melhores artigos selecionados por nós sobre este assunto:

Cadastre seu e-mail e seja avisado sempre que um novo artigo for publicado aqui.

E-mail:

Compartilhe este artigo entre suas amigas do Orkut, Facebook, Twitter ou envie por e-mail usando as opções:

1 comentário

  1. gislene disse:

    SUAS DICAS SÃO MUITO UTEIS. OBRIGADA

Deixe seu comentário